Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade 3: Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade: Análise, planejamento e execução de aula com material digital.
Colégio Estadual Antonio Alencar Leão
Cursista: Lourenice Barbosa Lima Scheffler
Modalidade: Ensino Fundamental
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Produção de texto
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Desenvolver o gosto literário;
• Ampliar o vocabulário;
• Estabelecer relação entre a fantasia e a realidade;
• Estruturar o pensamento lógico;
• Elaborar texto a partir das cenas do vídeo assistido na sala de informática, retirado do Portas Curtas.
Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve ter conhecimento de uma estrutura de texto, ter leitura fluente e estar apto a produzir texto com criatividade e coerência.
Estratégias e recursos da aula
A aula será estruturada da seguinte forma:
• Aula interativa.
• Vídeo retirado do Porta Curtas. “Era uma casa muito engraçada”.
• Produção de texto oral e escrita.
• Data Show
1º momento: A aula será realizada na sala de informática com a apresentação do vídeo retirado do Porta Curtas. Será retirado o som do vídeo para que os alunos através das imagens possam descobrir qual seria o tema da música.
Sites e recursos utilizados
http://www.portacurtas.com.br/pop_boasvindas.asp?cod=2038&exib=5937
2º momento: Ao terminar de assistir ao filme os alunos serão levados para sala de aula e os mesmos farão à produção escrita que será uma narrativa.
Avaliação
Será avaliada a forma de interação, de comprometimento, observar a organização do texto no que diz respeito a parágrafos, pontuação, escrita ortográfica e criatividade.
Planejamento Chá Literário
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário