quarta-feira, 12 de maio de 2010

Quem sou como professor aprendiz

Desde que nascemos somos eternos aprendizes, ninguém sabe ao máximo que não precise mais aprender. Uma simples palavra de uma criança pode levar a uma reflexão e consequentemente a um grande aprendizado.
Segundo Piaget as pessoas tem capacidade de aprender a todo momento, desde os primeiros minutos de vida. As pessoas constroem suas próprias teorias a respeito de como as coisas funcionam e como as pessoas pensam. Aprendemos tudo vivendo, fazendo coisas e interagindo.
O educando deve ser trabalhado de forma que tenham facilidade de enfrentar as diversidades da vida. Nesse sentido o educador deve através de seu trabalho, despertar sua curiosidade, ouvir suas idéias e prepara-lo para conviver bem na sociedade.
Para que a criança aprenda com mais êxito, deve ser incentivada a expor suas idéias, vivência, e o professor com sua dinâmica de trabalho é o grande responsável para que este crescimento moral e intelectual aconteça.
O docente deve está sempre aberto a mudanças, e quando for necessário, objetivando um melhor aprendizado de seus alunos, deve sentir-se encorajado a seguir em frente.
No decorrer da aprendizagem do educando e sentindo a necessidade de trabalhar com as tecnologias, o docente deve usá-las, seja em forma de vídeos, filmes, Data Show, câmera fotográfica, etc. Para que este trabalho aconteça de forma eficiente e eficaz o professor deve ter domínio do conteúdo, gostar do que faz e focar o aprendizado como protagonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário